OdaBarca – Animação Turística do Mondego, S.A

A OdaBarca – Animação Turística do Mondego, S.A., foi fundada em 1993 por um grupo de empresários de Coimbra, com o objectivo de inovar o turismo nesta cidade a partir da exploração turística do rio Mondego.
Vindo de França e construído especialmente para a navegação neste rio, o “O Basófias“ chegou a Coimbra no dia 13 de Setembro do mesmo ano.

A 13 de Julho de 2010, a OdaBarca voltou a impor a sua importância, inovando novamente no mesmo sector, importando o primeiro riquexó a motor (TUK TUK®) , tailandês, para Portugal, com o objectivo de proporcionar aos visitantes de Coimbra um passeio turístico de carácter cultural, com uma vertente lúdica e descontraída, que está implícita a este meio de transporte asiático.

Com um capital social de 350 mil euros, são accionistas quase todas as empresas significativas de Coimbra, incluindo a Universidade de Coimbra, a Câmara Municipal de Coimbra e o Turismo do Centro de Portugal, para além de personalidades individuais.

A OdaBarca– Animação Turística do Mondego, S.A., tem como principal vocação a exploração turística, tendo também o objectivo de promover iniciativas de carácter social, cultural e desportivo.

Alvará Nº: 40/2002

O Basófias

Passeios de barco no rio Mondego. A única forma de contemplar a bela paisagem de Coimbra a partir do rio Mondego, é a bordo do icónico barco “O Basófias”.

“O Basofias” é uma embarcação marítimo-turística com capacidade até 60 passageiros, e proporciona uma experiência única e exclusiva para apreciar a cidade. Num passeio de barco com a duração de 50 minutos, é possível admirar todos os monumentos com vista para o rio, tais como a Universidade de Coimbra, a Sé Velha, a Torre Almedina, o Mosteiro Santa Clara-a-Velha, bem como alguma da arquitetura medieval, e outra contemporânea, como por exemplo, o Pavilhão de Portugal. Se vier num grupo organizado, poderá também almoçar ou jantar a bordo.

No final da refeição é também possível apreciar o que melhor representa a cultura da cidade – o “Fado de Coimbra”.