Lugar mítico da história coimbrã, da Lapa dos Esteios é possível apreciar uma paisagem única do rio e da cidade. Situado a cerca de 2 km de Coimbra, a Lapa dos Esteios está inserida num contexto idílico, junto à margem esquerda do Mondego, integrada na antiga Quinta das Canas, uma bela propriedade setecentista de espírito romântico.

Cantado por poetas e, durante quase um século, sítio privilegiado de tertúlias de famosos intelectuais, este local ainda hoje conserva um valioso património.

A entrada é feita através de um sumptuoso portão, seguindo-se o jardim e uma alameda de plátanos, com a Fonte da Primavera, datada do século XVII. De destacar também o conjunto de estátuas representando a Ásia, a Fortaleza e o filósofo grego Diógenes.

A propriedade foi adquirida, em 1979, pela Guarda Fiscal, que procedeu a uma grande empreitada de recuperação do espaço, uma vez que à data este se encontrava num estado avançado de degradação.

Para além do património arquitetónico, o espaço merece visita também pelo enquadramento arbóreo, pelos jardins e plantas, pela exuberante vegetação ribeirinha que ladeia as margens do rio e pela excecional vista sobre a cidade, onde tudo se conjuga harmoniosamente, num toque bucólico que traz à mente a nostalgia de outros tempos, plenos de romantismo e beleza.

Lapa dos Esteios - Coimbra - O Basófias